Como Fazer as Notas no Saxofone? Guia Simples para Iniciantes

Como Fazer as Notas no Saxofone Guia Simples para Iniciantes

Você pegou o sax pela primeira vez e se perguntou: “Como fazer as notas no saxofone?”. Essa dúvida é comum, pois o saxofone tem muitas chaves. Mas fique tranquilo, pois com algumas orientações, tudo começa a fazer sentido.

Entendendo a Lógica das Notas no Sax

O saxofone funciona com a combinação de sopro, embocadura e digitação. Ou seja, você precisa posicionar corretamente os dedos e soprar de forma controlada. Assim, o som é gerado e você consegue formar as notas.

A cada combinação de teclas pressionadas, surge uma nota diferente. Portanto, aprender as posições corretas é o primeiro passo.

Qual a Primeira Nota que o Iniciante Deve Aprender?

A nota Sol (G) é uma das primeiras que os iniciantes aprendem. Pois, com ela, você começa a sentir o equilíbrio do instrumento. Ela é tocada pressionando os três dedos da mão esquerda na parte superior do sax. Deste modo, você já começa a desenvolver a coordenação dos dedos com a respiração.

Como Saber Qual Tecla Tocar?

Cada tecla do saxofone tem uma função. Por isso, preparei um diagrama com o desenho das posições dos dedos. Assim, você sabe exatamente quais chaves apertar para cada nota.

Para saber como fazer as notas no sax, basta olhar na tabela abaixo:

Como Fazer as Notas no Saxofone Guia Simples para Iniciantes
Como Fazer as Notas no Saxofone Guia Simples para Iniciantes

A Importância da Embocadura

Não basta apenas apertar as teclas. É necessário também saber como posicionar a boca no bocal. Isso se chama embocadura. Pois, mesmo com os dedos certos, se a embocadura estiver errada, o som sai fraco ou desafinado.

Assim, treinar a forma como você sopra o ar e posiciona os lábios faz toda a diferença na clareza das notas.

Dica de Ouro: Aprenda por Etapas

No início, foque nas notas naturais da escala de Dó. São elas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Assim, você vai se familiarizando com o som e com os movimentos. Depois, avance para notas com sustenidos e bemóis.

Prática com Músicas Fáceis

Para fixar o conteúdo, pratique músicas simples com poucas notas. Pois, isso ajuda o cérebro a conectar o som com a posição dos dedos. Deste modo, o aprendizado se torna natural e divertido.


Se você quer aprender todas essas etapas com acompanhamento profissional, o Curso Iniciantes do Sax com o professor Pablo Ribeiro é a escolha perfeita. Nele, você vai aprender desde como montar o instrumento até tocar suas primeiras músicas, com acesso a centenas de partituras simplificadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *